FILHOS


Meu presente para você hoje 18-out-2011,
"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vêde, perguntai pelas Veredas Antigas, qual é o bom caminho, andai por ele e achareis descanso para as vossas almas" Jr. 6:16
 Confesso que já há algum tempo tenho orado pedindo a Deus para conduzir-me ao inicio de tudo restaurando a minha vida fazendo-me rever meus conceitos e valores e hoje veio a minha memória esta palavra acima citada e comecei a perguntar-me pelas Veredas Antigas, pelo bom caminho e reconheço que preciso achar descanso para minha alma.
Só existe um dia no ano que nada pode ser feito. Chama-se ontem, portanto hoje é o dia certo para amar, e amar é principalmente perdoar e ser perdoado.
Eu acredito nisto e sei que para isto eu preciso caminhar mais uma milha e faço isto agora porque tenho necessidade urgente de dizer-lhe:
“PERDOE-ME EM NOME DE JESUS!!!”
Após uma noite de uma vigília muito especial, marcada e ministrada pelo próprio Deus ao meu coração, usando pessoas tão boas e verdadeiras, Deus trouxe a minha memória este versículo e tomei a iniciativa de escrever-lhe para buscar solução de coisas que não tem me edificado e que reconheço – NÃO DEVO FAZER.
Errei  e mais uma vez peço-lhe me perdoe não tive intenção de magoá-la ou humilhá-la quis trazer para mim uma situação que sei o quanto machuca uma mulher e esta mulher sendo você eu pensei em poupá-la do que eu já tinha provado e foi de sabor tão amargo. A minha intenção foi boa e acredito que em parte deveria ser por este caminho porque a palavra do Senhor diz que filhos são bênçãos e aquela menina foi benção quando trouxe ao nosso conhecimento o que estava acontecendo e me deu oportunidade para naquela manhã no apartamento onde vocês moravam, junto com minha irmã, questionar o meu amado filho e poder usar naquela hora a autoridade que Deus me deu dizendo para ele:
- “Filho as férias acabaram eu acho que já passou da hora de você voltar pra Jesus
Naquela hora eu pedi e meu filho se ajoelhou e em seguida eu e minha irmã oramos por ele. Tenho certeza que naquela hora o milagre começou a acontecer no coração dele. Conversamos dizendo-lhe que não importava para qual igreja ele iria, mas o importante era ele voltar para os caminhos de Jesus, as Veredas que ele já havia trilhado, o bom caminho pelo qual ele deveria andar e do qual jamais deveria ter saído.
Logo após alguns dias ele viajou a serviço e nós ficamos preocupados com a sua reação porque na hora a frase dele foi:
“Mãe eu amo minha esposa e quero meu casamento e meu filho”.
Naquele momento fui dura respondendo para ele que ele deveria ter pensado antes de fazer, mas que ele tivesse fé que nós oraríamos pela situação.
Quanto ao restante de lá pra cá acredito não precisar falar porque você já sabe de tudo. Quero lhe esclarecer que abençoei e abençôo aquela criança quando entendo que foi o meio que Deus usou para dar um BASTA – na caminhada que o meu filho estava. Peço-lhe que medite comigo na palavra do profeta Isaías:
Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. Os animais do campo me glorificarão, os chacais e os filhotes de avestruzes; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido, ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.” (Is 43:18-21 – Tradução Almeida Revista e Atualizada)
Segundo a palavra de Deus através de Isaías a primeira coisa que devemos fazer para trazer o novo de Deus a existência é:
“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.” (v. 18)
1.   Quem não se livra do passado está incapacitado de viver o futuro
Antes de Deus poder fazer qualquer coisa nova é necessário esquecer as antigas. É necessário lembrar sem dor das coisas que aconteceram, porque “se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co 5:17).
O cérebro humano tem a característica de só poder receber uma imagem por vez. Por exemplo: o cérebro de uma pessoa estrábica (caolho), que tem um olho olhando para uma direção e outro para outra, só recebe uma imagem (um olho fica inutilizado, pois o cérebro não consegue receber duas imagens ao mesmo tempo). A pessoa que está com sua mente voltada para o passado, não pode ao mesmo tempo olhar para as coisas que Deus está para fazer no futuro. O passado impede o grande futuro que Deus tem preparado. Antes de Deus dizer que estava para fazer coisas novas, Deus estabeleceu uma condição: “esqueçam o que se foi; não vivam no passado” (v. 18 NVI).
Todos que estão ligados ao passado não estão aptos para viver o futuro glorioso de Deus. Quando a esposa de Ló olhou para traz, sua caminhada terminou, seu futuro acabou (Gn 19:26). Temos que seguir o conselho do apóstolo Paulo: “uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3:13)
2.   Devemos esquecer as coisas ruins
As coisas passadas e antigas que não devem mais ocupar espaço em nossas mentes incluem coisas boas e ruins. A Palavra de Deus nos ensina a esquecer ambas as experiências e memórias. Muitas vezes pensamos que devemos apenas esquecer, ou não trazer a memória, as coisas ruins. Mas a Bíblia nos ensina que “tudo” passou, que “tudo” se fez novo, tanto as coisas boas como as ruins.
As coisas ruins que nos aconteceram nos trazem lembranças ruins.
Tito 1:15 - "Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas."
Temos que apagar de nossa memória os vários tipos de feridas e dores em nossa alma provenientes de falhas, tropeços, derrotas, pecados, calamidades e ataques que recebemos. Ao invés de gerar esperança, estas coisas geram tristeza, mágoa, ressentimento, medo, ódio, inveja e desejo de vingança. Estas coisas produzem em nós uma baixa auto-imagem e conseqüentemente uma baixa auto-estima. Estas coisas nos prendem ao velho e impedem que venhamos a experimentar o novo.
3.   Devemos também esquecer as coisas boas
Muitas vezes pensamos que devemos deixar apenas para trás as coisas ruins que nos acontecem. Mas quando Deus nos fala que devemos esquecer nosso passado Ele não faz distinção entre o bom e o ruim. A verdade é que tanto as coisas boas como as ruins que nos aconteceram nos limitam em relação ao novo. As coisas boas do passado também já se foram. Agora Deus quer fazer coisas maiores e melhoras. Coisas diferentes. Coisas novas. “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” Mt 6:21 Quem fica ligado com as coisas boas do passado não dá lugar às coisas melhores do futuro, pois limitamos o novo com a satisfação do passado. Podemos assim dizer: “o bom do passado é inimigo do melhor do futuro”.
Quando o povo de Israel saiu do Egito em direção a terra de Canaã, eles não esqueceram as coisas boas do passado. Logo na primeira dificuldade disseram: “Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.” (Nm 11:5) O bom do passado os estava impedindo de olhar e caminhar em direção ao excelente do futuro.
Concluo citando mais uma vez o apóstolo Paulo:
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6 : 12
Devemos constantemente nos preparar para o novo de Deus em nossas vidas.  Nossos sentimentos, nossos pensamentos, nossos sonhos, nossos anseios e nossas palavras devem estar alinhadas com o novo que Deus está para fazer. Nossas emoções devem estar ligadas com o futuro. Nossa saudade não deve ser daquilo que passou, mas daquilo que está para vir. Devemos estar com saudades do futuro e não do passado. O profeta Jeremias sabia trazer a existência um futuro glorioso. Ele dizia: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Lm 3:21).
"Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvação; por ti espero o dia todo. Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu pacto e os seus testemunhos." Sl 25:4,5,10

Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. Sl 27:14