10 abril, 2008

As três peneiras

Olá, gostaria de refletir com você:

Conta-se que, um dia, um amigo foi procurar Sócrates, o célebre filósofo grego, desejando contar-lhe uma “coisa” sobre a vida de um outro amigo comum e recebeu a seguinte orientação:

Quando for passar uma história adiante primeiro passe-a pelas três peneiras: Primeira peneira: a Verdade. Pergunte-se se o que você quer contar é verdadeiro. Se não o for, deixe-o morrer. Se for, passe-o pela segunda peneira: a Bondade. É coisa boa? Ajuda a construir o caminho e a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, passe-o pela terceira peneira: a Necessidade. Convém contar!? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?!.

Se passar pela três peneiras, conte!!! Tanto eu como você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário esqueça e enterre tudo. Devemos sempre ser a estação terminal de qualquer comentário infeliz, sepultando-o e se sofrermos isto por parte de alguém devemos entender que, joga-se pedra em árvore com fruto, tranqüilizemo-nos, “Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Ecl 12:14 devemos simplesmente evitar que sejamos parte integrante nas bisbilhotices e mexericos sobre a vida alheia.

Antes de falar e fazer outros sofrerem, LEMBRE-SE:
PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS
PESSOAS MESQUINHAS FALAM SOBRE PESSOAS

A Bíblia nos ensina a refrear nossa língua e não falar mal dos outros. Leiamos mais vezes a Espítola de Tiago e quando surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das Três Peneiras:

VERDADE-BONDADE- NECESSIDADE

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Flp 4:8 Graça e Paz.


Fonte: Internet – As Três Peneiras - Autor desconhecido.


Nenhum comentário: